quinta-feira, 21 de abril de 2011

Penso, logo não durmo


Você tem uma boa noite de sono? Foi feito uma pesquisa e descobriu-se que o índice de pessoas com insônia vem crescendo a cada dia. E o motivo todo o mundo deve imaginar, o estresse (Oohh! Quem poderia imaginar?! *ironia*). Afinal, quem pode dormir tranqüilo pensando nos montes de conta para pagar, ou relatórios para fazer? Até mesmo eu, que sou só uma estudante e graçasaDeus não tenho filhos pra criar tenho crises longuíssimas de insônia.

Quantas vezes, quando já estava prestes a dormir, entre meus devaneios pré-sono, você teve uma idéia súbita genial ou não e teve que levantar para escrever? Li em algum lugar que isso acontece porque quando estamos prestes a dormir o nosso cérebro relaxa e nesses minutinhos lembramos coisas que passamos o dia todo nos esforçando para lembrar, temos alguma inspiração que passou despercebida, ou resolvemos pensar sobre a vida.

Mas vamos combinar, que cerebrozinho mais inconveniente, não é mesmo?! Um dia tão longo pra resolver ter suas epifanias e ele escolhe logo a hora de dormir. Sabe os carneirinhos que a gente conta antes de dormir? Pois é. Os meus já estão até conformados com a vida difícil de horas e horas pulando aquela maldita cerca. Eles são quase atletas! Sério!

Porque eu não durmo? É uma questão de hábito, aos 7 anos eu só dormia lá pela meia-noite, pois já era viciada em seriados e ficava na TV (bons tempos de Arquivo –X). Hoje, é quase impossível eu dormir antes das 3h, quando estou lendo algum livro muito bom chego a passar a noite toda lendo, só vou dormir quando o livro acaba, ou minha mãe acorda pela manhã para ir trabalhar (se ela me vê acordada ás 6 da manhã, ela me mata!). O resultado disso é que passo o dia todo movida à cafeína.

O que tira seu sono? Falta de dinheiro? Amor não correspondido? Problemas familiares? Excesso de café? Em quê (ou em quem) você pensa antes de dormir? No chefe? Na esposa (o)? São tantos problemas, tantas preocupações que vamos acumulando durante o dia, que á noite fica quase impossível deitar e descansar. Os especialistas criam várias técnicas e exercícios para fazer antes de dormir, são tantos remédios para ajudar a cair no sono, tantas maneiras artificiais de obter descanso.

Agora você deve estar aí vendo que o texto está acabando e esperando o conselho, a fórmula mágica para finalmente poder dormir. Coitadinho. Você acha que se eu tivesse essa formula estaria agora, ás 4:30 da madrugada, escrevendo ao invés de dormir? Acho que não, não é mesmo?

Boa Noite!

9 comentários:

PapoBacana disse...

Eu também não durmo bem, os pensamentos chegam e me perturbam a noite toda, às vezes tento ler para atrair o sono..tenho uma estratégia só deitar na cama mortaaaaaaa de sono..rsrs

Os: acho que você deveria ficar alegre por ver tantas citações de caio por ai, pois foi através delas que eu conheci esse maravilhoso escritor e comprei meu primeiro livro dele..Quem não é visto não é lembrado..
Sou de Minas de Gerais e nunca tinha ouvido falar nele, os primeiros livros que li dele tive que pegar emprestado com uma professora de literatura..
Eu já li esse que você indicou..
Muito obrigada pela visita ao meu blog..
Um grande abraço..

Anna Cecilia disse...

Nãosou especialista, mas acho que vc deve deixar tudo escuro no seu quarto e colocar uma música clássica bem baixinho e tentar (o que é bem difícil parar de pensar). Outra tática minha é usar coisas que não me interessam em nada para estimular o sono ( aqui eu vejo o Leilão 1001 noites - não sei se ai vcs tem ). É tão entediante ouvir descrição de jóias e tapetes persas que meu sono logo vem..
Tem outra tb! Algumas pessoas tem a voz que me relaxa (tipo professores). Ai quando preciso dormir e não consigo me lembro da voz deles...
Espero que tenha ajudado...

Ah já levantei correndo várias para escrever tb! Rs

Someone disse...

PapoBacana: Por um tempo eu estava lendo Nietzsche para poder dormir, mas fui pegando gosto e agora não funciona mais. Depois eu ia assistir Fala que eu te escuto.
Amo professoras de literatura, a minha me mostrou Fernando Pessoa e Machado de Assis.

Anna Cecilia: kkkk' Aulas de Fisica eram como um sonifero para mim, mas minha vida escolar acabou, e com ela as boas e pelhas aulas perfeitas para cochilos.

Wil disse...

Olá Jessica.
São 3 da matina e cá estou...rsrs
As vezes a falta de sono está relacionado a algum disturbio de saúde mesmo. Evidentemente que o estresse é um fator altíssimo para contribuir com isso e a grande maioria da população anda estressada mesmo.
Essa semana o que me tirou o sono mesmo, foi a vitória do meu Fluminense na quarta-feira, impossível dormir depois daquela épica vitória.
Agora, hoje? Não faço idéia do porque...rsrs
Bom final de semana.

Lillo G. disse...

MENINA... ISSO É BEM VERDADE. A GENTE QUE É UNIVERSITÁRIO TEM O SONO IRREGULAR MESMO. EU DURMO DE 5 A 6 HS POR DIA, TODOS OS DIAS.

Unknown disse...

Retribuindo a visita, e adorei o texto. Eu também tomo muito café durante o dia e bem... à noite fica um tanto quanto difícil pregar os olhos. Se bem que ultimamente estou tomada pela gripe, costumo dizer que é até bom, porque aí tenho uma brécha para dormir rsrsrs.

ENFIM,
muito obg pelo elogio, fiquei muito feliz, pois o meu blog está tão jogadinho de lado, e ver seu comentário, digamos que me deu um gás a mais para continuar a escrever! Obg :D

Beijos,
;*

www.encontrandopalavras.blogspot.com

Someone disse...

William: kkk' Futebol? Isso definitivamente não tira meu sono. Exceto uma vez, quando o Flamengo ganhou um premio não sei de quê (devia ser um grande) e parece que minha cidade inteira resolveu me manter acordada com fogos e carros com "Olha o Pet" a maior altura ¬¬'

Lilo: Sim sim, é bem complicado!

Marri: Meus remedios para alergia me dão bastante sono, por isso muitas vezes eu tomava antes de ir para escola #pessimoexemplo
Você devia por textos novos! Serio! ^ ^

Voltem Sempre!

Ronaldo disse...

Obrigado pelo ótimo ocmentário em meu blog.

Conheci oseu, adorei, passei a seguir para retornar sempre.

o título desse seu post sugere ao meu blog, kkkkkkkkkkkkk

bom domingo

Lillo G. disse...

TEM UM SELO NO MEU BLOG PRA VC. VAI LÁ PEGAR.

http://www.thebigdogtales.blogspot.com